segunda-feira, 2 de julho de 2012

Gincana Ecológica EcoNilópolis

  A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretária Municipal da Juventude, realizou no sábado, dia 23 de junho às 9:00 da manhã um passeio ciclístico que saiu da Rua Alberto Teixeira da Cunha, em direção ao Parque Municipal Natural do Gericinó. Essa atividade fez parte do Projeto Gincana Ecológica EcoNilópolis, com o objetivo de promover a Educação Ambiental no município. A união das secretárias de Cidadania e Direitos Humanos, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Segurança e Transporte e o apoio do Projeto EducaNilópolis, possibilitou a realização do evento, todos trabalhando em prol do município de Nilópolis.



  A gincana integrou alunos das escolas públicas municipais e estaduais, promovendo  a reflexão da educação ambiental como desenvolvimento de conhecimentos,  habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. A atividade chamou a atenção dos moradores da cidade para a conscientização da necessidade de preservar nosso riquíssimo patrimônio natural, histórico e cultural.

  Iniciativas como estas são imprescindíveis para a promoção de  diálogos entre vários setores da sociedade, possibilitando espaços de incentivo para criação de políticas públicas locais.


   Depois do passeio ciclístico, foi organizada uma plantação de mudas no parque do Gericinó feita pelos alunos das escolas municipais e estaduais. Anteriormente a essas atividades foram arrecadados materiais recicláveis como: garrafas pet, óleo de cozinha, papelão e papéis que depois foram doados para Associação de Catadores do Programa “Recicla Nilópolis”.
  O projeto contou também com a participação do grupo de moradores “Nilópolis Debate”, que foi o responsável pela enquete com os jovens para dar nome ao projeto.


   De acordo com os Secretários de Meio Ambiente e de Cultura do município, Renato Rabello e Augusto Vargas, iniciativas como essa são de grande importância no que diz respeito à formação da consciência ambiental para esta nova geração.
  - Outros projetos de Meio Ambiente, como “A vassoura ecológica” e “Papa-pilhas” também estão em desenvolvimento dentro das Unidade Escolares.- destaca Renato
  Os alunos do Colégio Estadual Aydano de Almeida, Luiz Cláudio, Marcos da Silveira e Letícia Taranto, também deram suas opiniões sobre a atividade: “ Ações como estas são importantes porque abrem a mente do jovem. Porque nós somos o futuro e temos que fazer com que a geração de nossos filhos não sofram o que estamos sofrendo em relação ao Meio Ambiente.”
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário