No mês de junho, as Escolas Municipais Vereador Orlando Hungria, Paul Harris, Maria da Conceição Cardoso, Coronel Antônio Benigno Ribeiro e o CIEP 28 Silvestre David da Silva Cabana visitaram o Museu CIÊNCIA E VIDA em Duque de Caxias situado a Rua Ailton da Costa.
O Passeio, uma iniciativa do Projeto EducaNilópolis, contou com a presença dos alunos do Ensino Fundamental, bem como dos Coordenadores Adjuntos, gestores e agentes educadores do Projeto e professores das Unidades Escolares.
O Passeio, uma iniciativa do Projeto EducaNilópolis, contou com a presença dos alunos do Ensino Fundamental, bem como dos Coordenadores Adjuntos, gestores e agentes educadores do Projeto e professores das Unidades Escolares.
A atividade oportunizou aos alunos uma aula passeio sobre as Exposições de Leonardo da Vinci – Maravilhas Mecânicas. A exposição contempla a essência criativa de um cientista e surpreende ao recriar modelos em três dimensões de alguns dos seus desenhos. Além das peças do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a exposição reúne também textos e esboços ampliados da obra do cientista. Peças raras como o Primeiro Protótipo de Relógio e Estudo de Engrenagens utilizados no mecanismo do mesmo criado por Leonardo da Vinci. Medidor de Resistências Materiais, Primeiro Projetor. A Construção da Cidade Perfeita sem contar na Maravilhosa pintura da Monalisa, entre outras peças.
Os alunos também puderam visitar a Exposição intitulada “Nascer” que conta com peças e objetos, textos e imagens. A exposição ressalta a diversidade cultural em torno do fenômeno do nascimento. A exposição é dividida em três módulos: - A Concepção’, ‘Nascimento’ e ‘Apresentação da Criança à Sociedade’ –, que incluem instrumentos científicos, obras de arte e as etapas que compõem o ato de nascer. A exposição é uma realização da Fiocruz em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), com a colaboração do Consórcio Cederj.
Eles conheceram também o planetário, um projetor que permite a observação simulada do céu, sobretudo o noturno. As sessões são conduzidas por mediadores capacitados para dar o suporte necessário. A apresentação tem duração média de 50 minutos, e os mediadores representam o Céu das Quatro Estações do Ano, bem como suas Constelações e Galáxias. A exposição do Planetário faz ainda um comparativo do tamanho do nosso Satélite Natural em Relação ao de outros planetas.
Os participantes adoraram a exposição e se colocaram muito atentos aos comentários prestados por cada mediador as peças da exposição.
O Projeto agradece a colaboração da Empresa de ônibus Nilopolitana por acreditar no nosso trabalho e por ter contribuído de forma tão gentil com o enriquecimento cultural das crianças da nossa comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário