quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Oficina de Contação de história com fantoches na escola E. M. Ribeiro Gonçalves


  Na última sexta-feira, dia 31 de agosto as agentes educadoras Semiramis Bandeira e Ana Shirlei Fassini promoveram oficinas de contação de história paras as turmas do 1° ao 5°ano das Escolas Municipais Ribeiro Gonçalves e Consuelo Estruc Silva.
 
 

    Os alunos ouviram histórias narradas pelos fantoches “Tico e Teco”’, utilizados como ferramenta para despertar o interesse dos educandos para o aprendizado, estimulando a imaginação e o gosto pela leitura. Foi escolhida para a realização da oficina a coleção “Valores”, que aborda temas como: gentileza, honestidade e companheirismo.
 
 
   Ao final da história a agente desenvolveu uma dinâmica, onde os educandos foram divididos em grupos e criavam suas próprias histórias utilizando os fantoches.
 

[...]a história é importante alimento da imaginação. Permite a auto-identificação, favorecendo a aceitação de situações desagradáveis, ajuda a resolver conflitos, acenando com a esperança. Agrada a todos, de modo geral, sem distinção de idade, de classe social, de circunstância de vida. Descobrir isso e praticá-lo é uma forma de incorporar a arte à vida[...] (Nelly Novaes Coelho)

 


  O Projeto Educa Nilópolis defende que a literatura  infantil  no  contexto  escolar  deve  servir  não somente como meio didático, para distração ou para aquietar as crianças, mas também como recurso  significativo  na  aprendizagem  e  desenvolvimento  dos  alunos,  pois  muitos  são  os atrativos  tecnológicos  que  levam  os  alunos  a  se  distanciarem  do  prazer  da  leitura,  trazendo alienação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário