No dia 1 de Junho, última sexta-feira, no CEI Maria Luiza Oliveira Pereira Palmares, foi realizada uma oficina de contação de história para as turmas de Educação Infantil. A agente Educadora Dayse Isabel, se transformou na “Boneca Cecília” para ler o livro ‘’A menina que desenhava’’ da autora Márcia Hazin (site Leitores Escritores).
A agente educadora Dayse Valle transformou-se na ''Boneca Cecília'' |
O livro conta a história de uma menina que gostava de desenhar a natureza e amava as cores, até que um dia a natureza foi desaparecendo, ela ficou muito triste e resolveu fazer algo para mudar a situação. Ao final da história, foi realizado um teatro de “dedoches” e as crianças cantaram a música “Dona árvore” de Bia Bedran.
O hábito de contar e ouvir histórias é uma tradição das mais antigas, praticadas pela humanidade e surge a partir da necessidade de transmitir: histórias, tradições, regras sociais, e os mitos de um povo.
O projeto Educa Nilópolis investe nessa tecnologia educativa para a promoção do desenvolvimento integral das crianças. Através do prazer ou das emoções que as histórias lhe proporcionam, e do simbolismo que está implícito nas tramas e nos personagens, que agem no seu inconsciente, as histórias atuam pouco a pouco, ajudando a resolver os conflitos interiores inerentes à infância.
Ao ouvirem histórias as crianças projetam, inconscientemente, parte delas mesmas em vários personagens da história, enquanto se divertem, elas também são esclarecidas sobre si mesmas, tendo o desenvolvimento de sua personalidade favorecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário